Terapia Comunitária na UERJ SEM MUROS

No dia 22 de setembro também apresentamos no “UERJ sem Muros” o projeto de extensão que representa o braço de atenção psicossocial do Laboratório Gestáltico denominado “Terapia Comunitária”.
A Terapia Comunitária se constitui numa forma de intervenção social de caráter preventivo e de promoção da vida.  Configura-se num espaço de cuidado e acolhimento do sofrimento humano, buscando transformá-lo em crescimento individual e coletivo. A sociedade contemporânea se estrutura de uma forma que nos distancia individual e coletivamente da condição de seres responsáveis pela construção das nossas formas de existir. O trabalho na Terapia Comunitária tem como objetivo resgatar, na comunidade, a consciência desse apoderamento. Esse projeto de extensão já desenvolveu “rodas de terapia” em comunidades fora da UERJ e dentro da mesma, aberta ao publico em geral.
Os estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, criadores e criaturas da sociedade em que vivemos apresentam, com frequência, sintomas de intenso sofrimento, queixas e expressões de sofrimento que não são acolhidas pelos serviços de saúde, os chamados “sofrimentos difusos”- mal estar generalizado com múltiplos sintomas (insônia, irritabilidade, nervosismo, dores no corpo). Não são acolhidos por não fazerem parte nem da clientela preferencial da clínica médica, nem da saúde mental, mas nem por isso menos danosos ao desenvolvimento das atividades da população afetada.
Preocupados com isso, alguns gestores desta Universidade identificaram a necessidade de um trabalho de suporte para os alunos da instituição procurando a parceria do Instituto de Psicologia para desenvolvê-lo. Nos propomos então, através deste projeto a realizarmos “rodas de terapia” para os estudantes da UERJ e é sobre este projeto que apresentamos o trabalho.
Equipe do Projeto de Extensão Terapia Comunitária: Eleonôra Torres Prestrelo (coordenadora) e Tatiana Rodrigues (estagiária bolsista), contando com a colaboração do ex-estagiário  Tarik da Silva Marques.

 

Página Inicial

2011© Laboratório Gestáltico UERJ